Blog Post

Gravidez: As 3 dúvidas mais frequentes sobre o corpos

Ines Moreira • Apr 11, 2022

A gravidez é um momento especial na vida de qualquer mulher, mas é também marcado por muitas alterações hormonais e músculo-esqueléticas. Estas alterações podem conduzir a sintomas de desconforto e dor e suscitar muitas dúvidas.

Fruto do acompanhamento diário que fazemos a várias grávidas na FisioBaby, quer através de sessões de Fisioterapia e Ostepatia, quer através de sessões de exercício, partilho as 3 perguntas sobre o corpo que mais frequentemente nos são colocadas.

 

“Estou no terceiro trimestre da gravidez e sinto as mãos dormentes a dormir e quando acordo de manhã. É normal?”

 

Sim, é normal no terceiro trimestre existir a dormência dos membros superiores. Deve-se a um processo de transformação hormonal e musculo-esquelético. Nesta fase da gravidez, todos os grupos musculares estão sobrecarregados e alterados, podendo haver compressão de estruturas nervosas que originam as dormências no terceiro trimestre.

 

Nesta fase é aconselhado, com acompanhamento de um profissional, realizar alguns exercícios e alongamentos que possam libertar um pouco as estruturas afetadas. o tratamento definitivo é realizado no pós-parto, eliminando a dormência dos membros superiores.

 

“Tenho muita dor no fundo das costas, não é bem na zona lombar, é mais abaixo. O que posso fazer para diminuir esta dor e porque é que isto acontece?”

 

Esta é uma questão muito frequente em todas as fases da gravidez. Todos os ligamentos do útero partem desta zona lombo-sagrada, fazendo com que à medida que a gravidez avance, devido ao crescimento da barriga, os ligamentos vão esticando cada vez mais.


A anatomia da bacia da mulher altera-se por completo na gravidez, fazendo com que grupos musculares e articulações se adaptem ao novo estado da mulher. Na FisioBaby, uma das sessões mais solicitadas pelas grávidas é o tratamento deste tipo de dor ou desconforto. É em média corrigido entre 1 a 3 sessões de Fisioterapia, através de técnicas específicas não evasivas que devolvem a função ligamentar para aguentar o crescimento da barriga da mamã.

 

“Por vezes não consigo respirar fundo muito bem, sinto sempre um comprometimento no final ou dentro das costelas, a que se deve?”

 

O diafragma é o principal músculo responsável pela inspiração. Na gravidez, o corpo tem de se reinventar para ganhar espaço para albergar o bebé. O diafragma sobe demasiado para arranjar espaço. Esta dificuldade em inspirar depende se o bebé está numa posição mais subida ou menos subida. Se existir um bebé mais subido, a mamã vai ter mais dificuldade em inspirar, pois o bebé exerce constante pressão sobre o diafragma. Com algumas técnicas de Fisioterapia e de exercícios específicos na gravidez é possível relaxar este músculo e trabalhar para que a dificuldade em inspirar seja diminuída ou eliminada.

Share by: